Rizotomia ou Radiofreqüência Facetaria

As dores decorrentes do desgaste das articulações do pescoço são muito freqüentes, correspondendo a até 67% dos casos segundo alguns estudos. A dor pode ser localizada no pescoço, ou irradiar para a região da cabeça, ombros e escápula. Piora durante os movimentos de extensão e rotação para o lado comprometido.

Após o correto diagnóstico que de que a dor do paciente é de origem facetaria, ou seja da articulação da coluna, o que pode demandar a realização de exames de imagem e bloqueios anestésicos, realizamos a rizotomia.

Rizotomia ou ablação por radiofreqüência é a inativação de nervos sensitivos articulares por meio de uma cânula que emite ondas eletromagnéticas de alta freqüência, fazendo com que aumente a temperatura no tecido e interrompa a condução do impulso nervoso. A cânula pode ser posicionada junto ao nervo com o auxílio da ultrassonografia ou da aparelho de raio-x que chamamos de fluoroscopia.

 

Não é possível precisar o tempo em que o alívio da dor vai durar, porém é notória a efetividade do procedimento em aliviar a dor e melhorar a função no local.