INFILTRAÇÃO ARTICULAR

A infiltração de substâncias nas articulações é realizada há muitos anos na medicina. Pacientes com inflamações articulares (sinovites, artrites, derrame articular) e com artrose podem se beneficiar deste procedimento.

Após a assepsia do local, puncionamos o espaço da articulação com uma pequena agulha. O procedimento é guiado por ultrassonografia, o que permite maior precisão. Alguns produtos são de aplicação única e outros podem requerer de 3 a 5 aplicações.

 

A injeção pode ser com anti-inflamatórios (corticóide) ou ácido hialurônico. Ambas as substâncias diminuem a dor e a inflamação e promovem melhora da função articular.

 

O ácido hialurônico melhora ainda a viscosidade do líquido articular, proteje a cartilagem e estimula as células da articulação a produzirem mais líquido sinovial.

 

O corticóide tem maior efeito anti-inflamatório sendo reservado aos casos de artrose avançada e sinovite intensa. Apesar de haver um potencial efeito deletério a cartilagem articular se injetado repetidas vezes, o efeito negativo determinado pela própria inflamação é muito mais prejudicial.