DOR MUSCULAR (DOR MIOFASCIAL)

A dor muscular (mialgia) pode se manifestar em qualquer lugar do corpo, tanto localizada numa parte específica quanto generalizada, aparecendo em diferentes pontos. As razões para a sua manifestação são diversas e frequentemente estão associadas à sobrecarga, postura incorreta e alterações do humor, como estados de estresse e ansiedade.

Principais causas

As dores crônicas musculares normalmente estão relacionadas a presença de pontos gatilho (trigger points). Estes são focos de contraturas nos músculos que não relaxam a não ser quando são estimulados. A presença desses pontos dolorosos, associados a fraqueza muscular e alterações autonômicas, como alterações na pele, sudorese e vertigem, chamamos de síndrome dolorosa miofascial.

TRATAMENTOS

No caso da dor muscular aguda (aquela que se manifesta há poucos dias e foi desencadeada por uma razão facilmente identificada), a principal recomendação será reduzir a atividade física inicialmente ou outro fator que esteja desencadeando a sensação dolorosa, podendo ser utilizadas medicações como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Medidas físicas como compressas quentes, massagens e alongamentos podem auxiliar o tratamento.

Para alguns casos utilizo o agulhamento a seco (dry needling), que é a introdução de uma fina agulha no interior do músculo. O estímulo mecânico causado pela agulha na placa neuromuscular promove o relaxamento do músculo, facilitando a chegada de nutrientes e oxigênio no local, restabelecendo o equilíbrio.

Em alguns casos, além do agulhamento, faço a infiltração de anestésico na região para potencializar o efeito do procedimento.

O tratamento da condição de base, seja ajustando a ergonomia, corrigindo a sobrecarga de muscular, o balanço biomecânico e a dimensão emocional do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.