top of page

DOR DE CABEÇA: CAUSAS E TRATAMENTO

A dor de cabeça, ou cefaleia, é um dos sintomas mais frequentes descritos pelos pacientes em consultórios médicos. Ela pode durar alguns minutos ou até mesmo dias, podendo ser sentida de diferentes formas pelos pacientes: isoladas, em um ou em ambos os lados da cabeça, latejantes, variando de um ponto a outro, entre outras formas. Embora muitas pessoas lidem com a dor de cabeça como um problema do dia a dia, a automedicação não é recomendada quando a cefaleia se torna um problema frequente. O uso contínuo de medicamentos analgésicos, aliás, pode acabar se tornando o causador da cafaleia crônica diária. Nestes casos, é importante a consulta com um médico especialista, que irá ajudar o paciente a descobrir a origem da dor e tratá-la da melhor forma.

Principais tipos de dores de cabeça

Existem dezenas de tipos de cafaleias diferentes, causadas por uma variedade de fatores: desde a alimentação, passando por doenças mais graves ou até mesmo como reflexo do estado emocional do paciente. No entanto, existem dois principais subtipos para descrevê-la.

●      Cefaleias primária: são causadas por alterações químicas nos pacientes, não tendo relação com doenças mais graves, como tumores, aneurismas ou infecções. Ou seja, a dor de cabeça é o principal mal. Ela pode variar de tempo de duração e intensidade. Os principais representantes desse grupo são a enxaqueca, cefaleia tensional e a cefaleia em salvas.

●      Cefaleias secundárias: neste caso, a dor de cabeça está relacionada a alguma doença de base, como tumores, infecções, traumas e hemorragias. Podem aparecer acompanhadas de outros sintomas, como vômito, febre, desmaio, fraqueza, entre outros.

Causas

Além de aparecerem como sintomas de algumas doenças (cefaleias secundárias), as dores de cabeça podem estar relacionadas a fatores como estresse, calor, sono inadequado, alimentação, excesso de esforço, cheiros fortes, entre outros. Quando a dor de cabeça é persistente, é importante observar os sinais que a provocam e descrever para o médico no momento da consulta, pois essa informação irá ajudá-lo a definir o diagnóstico correto e encontrar a melhor alternativa para tratamento.

Tratamento

As pessoas que fazem o uso de medicamentos para dores de cabeça regularmente, sem o devido aconselhamento médico, podem acabar piorando o problema e desenvolvendo uma cafaleia crônica. O médico pode auxiliar, inclusive, para prevenir a incidência da dor de cabeça.

 

A medicina intervencionista da dor pode ajudar o paciente tanto no diagnóstico da origem do problema quanto no tratamento. Por meio de procedimentos guiados por imagem, é possível realizar bloqueios para identificar a origem da dor e outros procedimentos para tratar as cefaleias como o uso da toxina botulínica, neuromodulação por radiofrequência, dentre outros.

bottom of page