Bloqueio das Raízes Nervosas Cervicais

A dor radicular é aquela originada a partir de uma lesão real ou potencial no nervo que emerge da medula em cada nível cervical. Esses nervos são chamados de raízes nervosas e são a ponte entre os estímulos periféricos e a medula, a qual transmite as informações para o cérebro.

           

A dor pode ser localizada no pescoço, mas frequentemente irradia para o braço, podendo ir até os dedos da mão. Pode haver dormência e formigamento, assim como perda de força na região afetada.

           

Estima-se que 83 a cada 100.000 pessoas apresentem esse tipo de dor a cada ano. As causas mais comuns são artrose da coluna, levando a um estreitamento pelo túnel onde passa o nervo, correspondendo a 68% dos casos, e as hérnias de disco, que determinam inflamação e compressão direta sobre o nervo, correspondendo a 22% dos casos.

           

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e guiado por ultrassonografia, o que favorece sua realização em sala de procedimento do próprio consultório, desde que haja habilidade e treinamento suficiente. Com a ultrassonografia podemos ver a agulha se aproximando da raiz nervosa, verificamos se não há vasos no trajeto e então injetamos a substância desejada, que pode ser uma solução com anestésico local e anti-inflamatório, por exemplo. O alívio da dor é imediato e pode permanecer por meses.