Bloqueio das Articulações Facetarias Cervicais

As dores decorrentes do desgaste das articulações do pescoço são muito freqüentes, correspondendo a até 67% dos casos segundo alguns estudos. A dor pode ser localizada no pescoço, ou irradiar para a região da cabeça, ombros e escápula. Piora durante os movimentos de extensão e rotação para o lado comprometido.

           

Dois tipos de procedimentos podem ser realizados nessa situação: bloqueio dos ramos nervosos mediais articulares ou infiltração no interior da articulação.

           

No bloqueio do ramo medial injetamos um anestésico junto ao nervo que é responsável pela sensibilidade da articulação. Esse método oferece um diagnóstico preciso de qual articulação está comprometida e possibilita prever uma resposta a um tratamento mais prolongado, chamado de #radiofrequência ou #rizotomia.

           

Nas injeções intra-articulares posicionamos a agulha no interior da articulação e injetamos substâncias que podem ter o objetivo de analgesia e redução da inflamação, assim como tentar reduzir a progressão do desgaste articular.

           

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e guiado por ultrassonografia, o que favorece sua realização em sala de procedimento do próprio consultório, desde que haja habilidade e treinamento suficiente. Em caos selecionados pode haver a necessidade de que o procedimento seja feito com uso de equipamento de raio-x em ambiente hospitalar.